Museus em Berlim
São mais de 170 museus em Berlim. É realmente uma cidade com uma oferta cultural enorme. E isso excluindo memoriais e demais pontos de visitação.
É claro que não dá pra conhecer tudo numa única visita.
Exatamente por isso é importante ter uma estratégia para a visita dos museus em Berlim. Caso contrário, pode ficar um gosto de quero mais amargo, o vulgo arrependimento – sim, infelizmente já vimos isso em alguns visitantes da cidade.
Aqui eu te ajudo a escolher, entre os diversos ingressos disponíveis para os museus em Berlim, aquele que mais vale a pena.
Vem comigo.

Os órgãos de turismo de Berlim ajudam com passes de museus
Sabendo desse probleminha de escolha, os órgãos de turismo da cidade criaram uma série de cartões e passes para facilitar a nossa vida.
Há por exemplo o Welcome Card, o cartão diário da Ilha dos Museus e o Museum Pass.
O Museum Pass costuma ser o mais vantajoso, mas deixa eu explicar o que é cada um deles primeiro.
O Berlin Welcome Card: transporte público e museus
O Welcome Card é um cartão que dá direito ao transporte público da cidade por alguns dias (entre 2 e 6 dias). Ele também dá desconto em uma série de atividades, inclusive para museus em Berlim pela mesma duração.
Como eu disse, ele dá desconto aos museus, não à entrada completa. Você só terá direito à entrada nos museus da ilha e isso caso compre o Welcome Card já com a Ilha dos Museus inclusa.
A enorme vantagem é que com ele você pode perambular pela cidade sem problema, desde que respeite as zonas e o prazo de utilização do cartão. E, claro, o preço pode variar muito de acordo com o tempo que você vai passar na cidade. Varia de € 19,90 até € 46,00.
Quanto às zonas é o seguinte. Quase tudo que você faz em Berlim fica dentro da região AB. Na zona C, dos pontos de interesse mais comuns, só ficam a cidade de Potsdam, o Campo de Concentração de Sachsenhausen e o aeroporto Schönefeld. Até o aeroporto Tegel fica dentro da AB.
Para deixar mais mastigado para você eu fiz uma tabelinha:

E você pode comprar tudo online, com segurança e sem estresse. É só dar uma olhada na página da visitBerlin, o órgão de turismo da cidade de Berlim lá na plataforma de vendas de ingresso da GetYourGuide.
Chegando no aeroporto é só ir no ponto de informação turística com o voucher impresso e trocar pelo cartão.
O mais importante é você dar uma olhada nas atividades para as quais o Welcome Card dá desconto. Mas já adiantando, ele cobre os principais museus em Berlim. É você que tem que decidir se e qual vale mais a pena.
Para ir aos museus em Berlim, há opções mais baratas

As opções mais baratas são de passes que não incluem o transporte, como no caso do Welcome Card.
Se você está hospedado no centro da cidade, você não precisará tanto do transporte público para visitar os principais museus.
Uma dessas opções é o ingresso de um dia para a Ilha dos Museus.
Ele vale bastante a pena se você quiser passar o dia inteiro somente nos cinco museus da ilha. Aqui você pode ver quais são.
Para você ter uma ideia, somente para entrar no Pergamon e no Neues Museum, você já pagaria 24 euros se comprasse de forma independente.
Já o passe de um dia, que dá direito a todos os cinco, você compra por 18 euros na entrada de qualquer um dos museus da Ilha.
Mas, só pra avisar: a visita a cada um dos cinco museus da ilha demanda facilmente algumas horas. Eles são enormes. Esse ticket é legal, mas, pra muitas pessoas, seria informação demais num dia só.
Mais uma vez, você é quem tem que avaliar.
Museum Pass Berlin: o nosso preferido

Explico: Essa é uma opção um pouco mais cara do que a anterior.
O ticket de 1 dia, somente pela ilha dos museus, custa 18 euros. O Museum Pass custa 29 euros, mas dá direito a entrar (não é desconto como no caso do Welcome Card) em mais de 50 museus – e isso em 3 dias.
Em resumo é 1 passe de 3 dias que custa 29 euros e dá direito a mais de 50 museus em Berlim. É um sonho para qualquer um que curte museus.
Já que com o Museum Pass você tem 3 dias para visitar os museus em Berlim, dá pra combinar um passeio por um bairro e um ou dois museus num dia. No outro dia você vai a uma feira ou mercado e, ao final do passeio, visita mais um museu. E por aí vai.
É um passe mais flexível e que dá direito a mais museus pela diferença de 6 euros. Antes de comprá-lo você pode dar uma olhada na lista de alguns museus aos quais ele dá acesso.
E você também pode comprá-lo online através da nossa parceira GetYourGuide, cujo serviço recomendamos. O valor do passe é exatamente o mesmo se comprado direto nos escritórios de turismo – com a vantagem de já tê-lo em mãos ao chegar na cidade.
Então sempre vale a pena o Museum Pass de 3 dias?
Não. Ele é o nosso preferido porque na grande maioria dos casos é o que vale mais a pena.
Você pode estar hospedado longe do centro. Ou você pretende usar muito o transporte público e os museus não serão a prioridade da visita. Nesse caso, normalmente, o Welcome Card é o mais vantajoso.
Se você tem somente dois dias na cidade, por exemplo, e quer usar um dia inteiro para a ilha dos museus, a segunda opção é o ideal.
Fontes:
berlin.de
GetYourGuide.com.br
smb.museum
Sempre vou a museus nas minhas viagens e adorei as dicas de Berlim!
Comprando o MuseumPass on line, tenho que trocar pelo passe em Berlin? Não entendi porque foi dito que comprando on line teria “com a vantagem de já tê-lo em mãos ao chegar na cidade” ???
Oi, Marco,
realmente você tem que trocar nos pontos de informação espalhados pela cidade, inclusive nos aeroportos e estação Central. Então assim que chegar na cidade você já poderá ter ele em mãos, evitando filas na hora da compra nos museus.
Atenciosamente,
Nicole
Vcs são, certamente, o melhor site sobre Berlim, parabéns!!
Temos uma dúvida. Somos um casal e uma adolescente de 14 anos. Ficaremos de segunda a sábado em Berlim. Acho que o museum pass é a melhor opção, mas teremos que comprar um pra nossa filha tb, né?!
E precisamos tb de bilhetes de transporte. Pensamos em comprar o de 7 dias, mas não entendi se com ele minha filha viaja de graça e só precisamos comprar dois.
A mesma dúvida vale pro welcome card.
Vcs sabem esclarecer isso?
No site de transporte de Berlim diz que o bilhete de 7 dias só dá direito a um adolescente junto com adulto após as 20h… Achamos estranho!
Obrigada.
Olá, Leo.
Essa informação do ticket semanal está correta. Em dias de semana, só é possível levar crianças gratuitamente a partir das 20h. Nos fins de semana, todo o dia.
No caso de vocês então vai valer mais a pena comprarem o Welcome Card 6 dias para cada um dos adultos. Com ele, crianças até 14 anos podem andar gratuitamente.
Vocês podem ver as informações e comprar o ticket direto aqui.
Abraços!
Obrigada.
Outra dúvida… Li em algum lugar que é preciso reservar, gratuitamente, a visita no Museu Pergamon e no Neusmuseum, mesmo com um dos cartões (Berlim Welcome card, por exemplo). É verdade isso? Não acho mais nenhuma informação a respeito.
Abs.
Olá, Leo. Necessário não é, mas é possível para não enfrentar filas (comuns principalmente no Pergamonmuseum).
Você tem que fazer o processo de reserva pelo site deles: https://shop.smb.museum/#/tickets/list?date=2018-06-06&museum_id=14&ticketSelection=%5Bobject%20Object%5D
E escolher a opção: “Pergamonmuseum frei: übrige” ou “Neues Museum frei: übrige”, a depender de qual você está reservando.
Abraços!
ok, obrigada. Abs.
[…] blog Agenda Berlim te conta se vale a pena usar o Berlin Welcome Card – eu usei e tive uma economia […]
Boa tarde
Vou visitar Berlim tendo comprado on-line o Museum Pass Berlin de 3 dias através do Get Your Guide.
A troca do voucher pelo MPB só pode ser efetuada no aeroporto e nos postos de turismo ou também no 1º museu que queremos visitar e que faça parte da lista?
Obrigado pela informação
Olá, José, tem que ser nos pontos de informação, mas tem vários pela cidade. Dá uma olhada aqui neste post que mostramos onde tem: Pontos de informação em Berlim