Eu não sei vocês, mas sempre que viajo eu corro atrás dos mercados da cidade. Adoro observar a vida local, conhecer a culinária e sentir o cotidiano dos moradores.
Aqueles mercados em áreas mais turísticas ou mesmo o mercado central das cidades já costuma estar um pouco descaracterizado. Apesar de continuar valendo a visita, geralmente não dá mais para observar o cotidiano e costumes locais. Por isso sempre tentamos ir nos mercados de bairro.
Em Berlim não há um mercado central
Berlim, diferentemente de grande parte das cidades europeias (e até brasileiras), não tem um mercado central.
Existia um mercado central até o término da II Guerra Mundial, mas depois da queda do Muro e da tentativa de renovar o mercado (o que o aproximou de um shopping center), o Zentralmarkthalle finalmente fechou as portas em 2013. Você pode ler sobre essa história na Wikipedia, mas infelizmente só encontrei em alemão.
Acredito que o fracasso comercial do Zentralmarkthalle (que desde 1990 chamava-se Berlin Carré) deriva do fato de Berlim não ser uma cidade centralizada.
Já dissemos por aqui que há vida ativa e independente em todos os bairros da cidade. E como no bairro do Mitte (centro geográfico de Berlim) há uma grande concorrência entre moradores, estabelecimentos comerciais, órgãos governamentais e turistas, é natural que os pequenos produtores e as pessoas “normais” sejam atraídos pelos demais bairros da cidade.
Veja mais sobre os bairros de Berlim aqui
Sendo assim, se você é como eu que adoro mercados e quer garantir a ida a um mercado autêntico aqui em Berlim, vai lá no Arminiusmarkthalle em Moabit.
O Arminiusmarkthalle
O mercado do bairro de Moabit é do final século XIX e tem funcionado desde então sem grandes interrupções.
Ele é o mercado de número 10 (Markthalle X) de um total de 14 mercados construídos pela cidade na mesma época, mas infelizmente a maioria dos mercados não existe mais (seja porque não aguentou as mudanças do início do século XX ou porque foi destruído na IIGM).
O Arminiusmarkthalle é um típico mercado de bairro que conseguiu se adaptar às demandas atuais. Ele combina açougue, padaria e espaço gourmet com música, arte e atividades culturais.
A nossa área favorita por lá é um lounge cheio de vinhos deliciosos (e baratos) para quem quiser se deliciar com um Riesling a meia-luz. Eles também servem chopes bem gostosos.O mercado é cheio de comidas frescas, não necessariamente orgânicas, e tem um ambiente bastante agradável.
Aprenda a apreciar um bom vinho na terra da cerveja
No portal MyDestination de Berlim tem um vídeo bem legal da autora mostrando o mercado e experimentando algumas delícias de lá (pena que só em inglês):
Você chega ao mercado pela estação de metrô U9 Turmstrasse.
O mercado fica aberto de segunda a sexta, das 08h-20h e no sábado das 08h-18h. Alguns dos restaurantes ficam abertos até as 21h. O lounge (café, vinho e cerveja) fica aberto das 10h às 22h e de quinta a sábado até meia-noite.
Aproveita a visita ao mercado e faz um passeio pelo bairro de Moabit
Além do Arminiusmarkthalle, a gente também recomenda o Marheine Markthalle em Kreuzberg, que tem o mesmo estilo do de Moabit. No mesmo bairro do Marheine tem também o Markthalle IX, que já é mais turístico – mas lembre-se, não deixa de valer a visita.
Posts relacionados/úteis:
Cotidiano e a arte de rua em Berlim: explorando o bairro de Kreuzberg
Um passeio pelo desconhecido bairro de Moabit
Bairro de Prenzlauer Berg
Mercado de Pulgas no Mauerpark
Aprenda a apreciar um bom vinho na terra da cerveja
ola!
queria uma ajuda de vocês.
estou indo para berlim em setembro (2 quinzena) e queria saber um bairro legal de se ficar hospedada!
obrigada
Oi Marianna, já deu uma olhadinha no nosso post: Melhor bairro para se hospedar em Berlim? 😉 Lá recomendamos a área da Kudamm, próxima a Breitscheidtplatz – no bairro de Charlottenburgo.
Mas claro que tem vários outros locais legais para se hospedar, depende muito das suas prioridades e do seu estilo. Quantos dias vai ficar na cidade? Quer agito à noite? Quer ver os berlinenses vivendo ou prefere ficar próxima aos pontos turísticos? Assim podemos indicar um bairro para você 😉
[…] Weinblatt em Kreuzberg Autêntico mercado de bairro em Berlim: o Arminiusmarkthalle O Mauerpark + Comidas e Restaurantes em Berlim + Pontos fora da rota turística […]
[…] Temos um post completinho só sobre o Arminiusmarkthalle, vem ver! […]
[…] Berlim. Você pode apreciar um bom vinho alemão em diversos restaurantes, enquanto janta. Ou ir ao Arminiusmarkthalle, um mercado do bairro de Moabit, e, então, você pode escolher se quer degustar os vinhos por lá […]
[…] longa dos vinhos” no nosso queridinho Arminiusmarkthalle. É tudo o que você está imaginando: um charmoso mercado, música e vinhos, muitos […]
[…] Um passeio pelo desconhecido bairro de Moabit Autêntico mercado de bairro em Berlim: o Arminiusmarkthalle […]