Home História e Cultura Hotel Adlon em Berlim: a história por trás do luxo

Hotel Adlon em Berlim: a história por trás do luxo

657
5
Hotel Adlon Berlin - cc Lucas Reis - Agenda Berlim
O hotel Adlon tem uma localização privilegiada (Foto do nosso amigo Lucas Reis)
Hotel Adlon Berlin - cc Lucas Reis - Agenda Berlim
O hotel Adlon tem uma localização privilegiada (Foto do nosso amigo Lucas Reis)

Geralmente aqui no blog nós escrevemos sobre coisas que nós experimentamos na cidade. Esse post aqui vai ser uma exceção.

Não, eu não vou sair da minha casa pra passar uma noite no melhor hotel da cidade só pra contar aqui como foi. Não que nossos leitores não mereçam. É que… eu gosto muito da minha casa (só por conta disso, nada a ver com o valor da diária).

Se você quiser experimentar e nos contar como foi (como já fizeram alguns de nossos leitores e clientes), dá uma olhadinha aqui na página de reserva dele no Booking.

Apesar de nunca termos nos hospedado no hotel, a história por trás dele e o que ele representou – e ainda representa para Berlim – o torna digno de atenção.

Lorenz Adlon: um marceneiro com grande visão empreendedora

Tudo começa com Lorenz Adlon, proveniente de uma família simples em Mainz e com formação de marceneiro, que se muda pra Berlim e abre restaurantes muito bem frequentados.  Seus negócios lhe rendem uma fortuna e ele, empreendedor como era, decide construir o melhor hotel da capital prussiana.

Hotel Adlon em 1907 ©Hotel Adlon Kempinski Berlin
Hotel Adlon em 1907 ©Hotel Adlon Kempinski Berlin

O problema é que ele queria construir o melhor hotel, no melhor local da cidade (Unter den Linden 1) e isso custa dinheiro, muito dinheiro. Tanto dinheiro que nem mesmo ele, já rico, tinha.

Há uma estimativa de que, em valores atuais, o projeto custaria em torno de 350 milhões de Euros. E custou. O próprio imperador, Willhelm II, foi um entusiasta do projeto, já que Berlim, segundo o monarca, não tinha locais apropriados para seus convidados.

O Adlon virou então, o palácio dos convidados (Gastpalais) do Kaiser a partir do outono de 1907. De fato toda a nobreza que passava por Berlim se hospedava lá, assim como mais tarde se hospedaram também grandes artistas do início do século XX (Chaplin, Marlene Dietrich).

Charlie Chaplin e Marlene Dietrich no Adlon em 1931 ©AP/dapd

Também era ponto de encontro da nata intelectual de Berlim. Boa parte dos agraciados com o Nobel frequentou o hotel. Era um sucesso, inicialmente metade dos quartos tinha banheiro próprio e telefone, um verdadeiro luxo.

Durante os últimos meses da primeira guerra, a população de Berlim estava em enormes dificuldades, muita gente passando fome e uma grande escassez de mercadorias. Mas Lorenz conseguiu manter o padrão do hotel, seu principal fornecedor era o mercado negro. Os hóspedes daquela época chamavam o hotel de oásis, já que tudo parecia normal, como antes da guerra, da recepção pra dentro.

Depois da primeira guerra, e com o fim da monarquia, Lorenz se recusa a se adaptar aos novos tempos. Uma das coisas que mais o frustrava era ver a passagem central do Portão de Brandemburgo, direto na frente de seu hotel, sendo transpassada por pessoas normais (antes era privilégio do imperador), muitas vezes com os barulhentos carros no lugar das elegantes carruagens.

Ele morre em 1921, à noite, atropelado por um carro exatamente no meio do Portão de Brandemburgo.

De pai pra filho: Louis Adlon ajuda judeus durante a IIGM

O novo General-Direktor do hotel passa a ser Louis Adlon, filho de Lorenz. Louis pegou toda a chamada época de ouro de Berlim do final da década de 20, recepcionando personalidades em grande estilo.

Durante o regime nazista, o hotel também serve como um palácio de convidados do partido e é palco da vida noturna da classe alta, política e econômica. O prédio ficava muito próximo de boa parte dos órgãos nazistas, na Wilhelmstrasse.

Hotel Adlon durante o regime nazista ©Bundesarchiv
Hotel Adlon durante o regime nazista ©Bundesarchiv

Louis Adlon, entretanto, ajudou alguns de seus funcionários judeus a fugir da Alemanha Nazista.

Geralmente o tempo para a pessoa se formar como cozinheiro, camareiro, garçom e serviços gerais num hotel desse porte era de 3 anos. Louis adiantou esse tempo para 2 anos para seus empregados judeus, de modo que eles pegassem seus certificados e emigrassem.

Diferentemente de vários de seus funcionários judeus, o General-Direktor não saiu ileso da Segunda Guerra.

Quando procurado pelos militares soviéticos, logo depois da tomada de Berlim pelo exército vermelho, uma empregada sua (que não falava russo) disse aos soviéticos (que não falavam alemão) que ele era o General-Direktor (diretor geral) do hotel.

Os russos só entenderam o “General” e o levaram, confundindo-o, provavelmente, com um alto oficial nazista. Poucos dias depois ele aparece morto sob circunstâncias nunca esclarecidas.

Demolido para passar o muro de Berlim

O prédio do hotel foi pouco danificado durante a guerra, mas, ainda em 1945, um incêndio o destruiu todo, com exceção de uma única ala, que continuou funcionando com todo o luxo de costume.

No período de ocupação soviética, o hotel continuou em funcionamento assim como nos anos iniciais da RDA (República Democrática Alemã). Curioso é que, sob o regime socialista, vários casais passavam a noite de núpcias no melhor hotel da cidade, como uma forma de presente.

Hotel Adlon em 1945 com a figura de Stalin à frente ©dpa
Hotel Adlon em 1945 com a figura de Stalin à frente ©dpa

Nos anos 1960, o Adlon, que passou por duas guerras, pelos anos dourados de Berlim e pela ocupação soviética, havia chegado ao seu fim.

Como o terreno do hotel ficava no caminho do muro de Berlim, e houve um projeto do governo para o embelezamento das fronteiras, ele foi demolido.

Somente a partir de 1989, com a queda do muro, voltam os planos para a reconstrução do hotel que virou um mito.

Entre 1995 e 1997, no mesmo local, nos mesmos moldes, o Adlon foi reerguido em toda sua majestade.

Tanto a Rainha da Inglaterra, Elizabeth II, quanto o Rei do pop, Michael Jackson, hospedaram-se lá.

Michael Jackson inclusive transformou o Adlon em um dos hotéis mais famosos do mundo… quando ele pendurou o filho pela janela. Lembra?

Também o filme “Desconhecido”, Unknown Identity em inglês, tem partes importantes rodadas no hotel. Para ver mais filmes sobre ou em Berlim clique aqui.

Espero que com tudo isso você tenha entendido o porquê de eu ter escrito sobre o hotel e o porquê de eu nunca ter me hospedado lá. Deve estar bem caro claro.

Brincadeiras à parte, hospedar-se no Adlon pode ser mais em conta do que você imagina. O hotel possui vários tipos de quarto e oferece suítes duplas a partir de 250 euros.

Se o hotel mais famoso da cidade cabe no seu orçamento, dá uma olhada nas dicas de nossos leitores.


Vale a pena comprar antecipadamente:


Que tal conhecer Berlim com a gente?

Nós saímos do Brasil e viemos para Berlim para iniciar uma atividade que nos traz muita felicidade: apresentar a vocês a cidade pela qual somos apaixonados.

Guia em Berlim, Passeio guiado em Berlim

Então se você está com viagem marcada para a capital alemã, entra em contato com a gente que será um prazer te acompanhar pela cidade mais interessante do mundo!


Não nos perca de vista! 

Pra receber em seu e-mail as novidades de Berlim e nossos posts completos é só assinar a nossa Newsletter.

Segue a gente no Facebook e no Instagram também!


Você quer organizar a sua viagem e ainda contribuir com o blog?

Você curte o nosso trabalho, pegou dicas legais aqui e gostaria de contribuir de alguma forma?

Nós fazemos parte de alguns programas de afiliados de empresas que conhecemos e confiamos. Se você usar algum de nossos links afiliados, nós ganhamos uma pequena comissão sem que você pague nada a mais por isso.

Não é massa?! Então abre e salva aí os nossos links no navegador de vocês:

Você pode usar esses links a qualquer momento e para qualquer tipo de serviço em qualquer lugar. Lembre-se apenas de salvá-los com o nosso número de afiliado ou de voltar aqui sempre que quiser usar algum deles.

A gente agradece de coração e interpreta como um sinal para continuar o trabalho por aqui! :)


Compartilhe o nosso trabalho:

Falar do nosso trabalho, comentar e compartilhar com os amigos é uma ótima maneira de nos ajudar a crescer!

Então vai lá, fala da gente pra alguém hoje... :)

5 COMMENTS

Comments are closed.