
Como vocês sabem, eu e Nicole fomos ao II EEBB (Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros) lá em Portugal, na Cidade do Porto.
Ainda não sabia? Vem ver o post onde eu conto 15 coisas que descobri em Portugal. Eu espero você voltar.
Voltou? Bom, além da programação do evento (que você pode conferir aqui) nós ficamos mais 10 dias na cidade e juntamos algumas dicas bem valiosas pra quem vai pro Porto (ou, pra quem não tem planos de ir, mudar de idéia).
Aí vão algumas, dividimos nas categorias Passeios, Comer & Beber, Hospedagem e Outros Locais.
Anota tudo (ou imprime) porque são dicas preciosas… preparados? Vamos lá:
Passeios
Encantando-se com o Porto na companhia da Rita: passeio histórico e cave do vinho do Porto
Mesmo que você venha a passar vários dias numa cidade, nada mais proveitoso do que fazer um passeio guiado logo nos primeiros dias.
Você vai absorver muito mais do local quando você já entender um pouco os costumes, arquitetura e história. No caso do Porto, nós fizemos um passeio guiado com Rita, que escreve nO Porto Encanta e foi a anfitriã do II EEBB.

Ela nos levou para caminhar pelas antigas muralhas da cidade, passamos por várias ruelas muito charmosas, de onde dá para ver muito do dia-a-dia dos moradores.
Durante todo o percurso ouvimos as histórias do Porto e pudemos realmente sentir a cidade. As melhores vistas, as igrejas mais bonitas, as ruazinhas mais pitorescas; pronto, é isso que só a Rita pode te mostrar.




Mais no final do roteiro, cruzamos a ponte Luís I e fomos até uma das caves de vinho do Porto, a Croft. É uma cave mais em cima, portanto você terá que subir mais, mas com a quantidade de coisa que se come no Porto, você estará precisando se exercitar mesmo!
https://www.instagram.com/p/-TwKBKsR45/
E quando chegamos na cave somos desproporcionalmente recompensados com a vista. Dá pra ver o Douro, o Porto, barquinhos. Pronto. Aí é só sentar e tomar alguns vinhos do Porto, conversar e aproveitar.
Obrigado, Rita!
Passear e azulejar
O passeio é feito em parceria entre o blog da Rita, O Porto Encanta, e a especialista em azulejo, a Ninoska.

Nesse tour/workshop aprendemos sobre a história do azulejo, sua ligação com o período mouro na Península Ibérica e sobre seu aperfeiçoamento em Portugal. Mas não só…
A Ninoska levou a gente por ruas pouco conhecidas do Porto pra mostrar fachadas de azulejo belíssimas de várias épocas e estilos. É interessantíssimo. E os olhos da Ninoska brilham ao falar sobre aquilo, o que faz toda a diferença.


Como se esse passeio e essa aula já não bastassem, ainda pudemos fazer o nosso próprio azulejo, tudo com supervisão e dicas da especialista.
É muito legal fazer o passeio, visitar os prédios, contemplar as fachadas, aprender sobre a história e depois ainda fazer o seu próprio azulejo.
Como pra ficar totalmente pronto o azulejo precisa ser cozido, você pinta o seu no final do tour e só pega depois. O que é bem legal porque você fica na expectativa pra ver como ficou. O meu, por exemplo, ficou muito mais bonito que o de Nicole. Né não?

Para agendar o seu tour e workshop “Passear e Azulejar” ou obter mais informações é só clicar aqui.
Taste Porto Food Tours
Uma coisa boa que aconteceu uma noite antes desse passeio com o André, fundador da “Taste Porto Food Tours”, foi que ele nos encontrou por acaso e nos advertiu para que não comêssemos nada no café da manhã.

Eu e Nicole seguimos à risca suas recomendações, como bons moradores da Alemanha que somos. Não nos arrependemos.
Porque já começamos provando os deliciosos e locais pastéis de Chaves, região do norte de Portugal. Um pastelzinho de massa folhada de vitela e outro de chocolate.
https://www.instagram.com/p/-Bpc4JsRwV/
Depois fomos ao tradicional mercado do Bolhão.
Lá, o André nos contou a história do mercado e um pouco da história da cidade também. É impressionante a paixão dele pelo Porto (e pela comida, rs)!

Comemos presuntos numa banca bem tradicional e depois provamos vinhos e enlatados feitos lá mesmo nos arredores do Porto. A banca do vinho e das conservas foi renovada e é muito bem decorada, de muito bom gosto.

Entre um ponto e outro, por ruelas, ladeiras e belas avenidas do Porto, André comenta sobre a arquitetura, sobre o empreendedorismo (muito vigoroso no Porto desde a crise de 2008) e sobre história.
Visitamos a parte judaica, tivemos vistas maravilhosas da cidade, provamos iguarias deliciosas e de sabor único. É um passeio realmente imperdível. Nos outros dias que tivemos no Porto, só queríamos voltar aos locais que tínhamos conhecido com André, esse é o perigo.

Para ver quais são os locais pelos quais passamos, mais informações e comprar o seu ticket para o tour, é só ir lá no site deles.
Outros colegas blogueiros também participaram do tour e fizeram ótimos relatos, confere em Carta sem portador, No Mundo da Paula e não deixa de ver o vídeo massa que Gisele do Viajar Pela Europa fez:
Comer & Beber
Falando em comida, bateu a fome? Pode ter certeza de que no Porto você vai comer muito bem – e MUITO também. De guloso pra guloso, anota aí pra não esquecer:
Tascö
O Tascö é um restaurante com uma cara bem jovem, mas com comida bem típica e muito saborosa.

Eu, particularmente, gostei muito da patanisca (bacalhau empanado) e dos rojões (carne de porco temperada). Nicole adorou o bife de alcatra com queijo da serra derretido.

Também servem bons vinhos portugueses. Fora a sangria deles que é muito saborosa e bem refrescante.
O restaurante Tascö fica na rua das Almas, localização bem central e tem uma página no Facebook. O atendimento foi maravilhoso, o pessoal muito simpático e atencioso; daqueles que realmente se esforçam pra te agradar, e conseguem.
Rita claro que também tem um post completo sobre eles.
Casarão
O dono dos apartamentos onde nos hospedamos descobriu que a gente queria comer bacalhau.
Pois bem, ele fez questão de nos levar lá num restaurante bem local em Vila Nova de Gaia (cidade vizinha ao Porto, só atravessar o Douro).
Chegamos lá, tivemos a sensação de estar num restaurante no Brasil. Várias famílias grandes dividindo mesas e todos conversando ao mesmo tempo. Depois de tantos anos morando na Alemanha, essa é uma sensação bem curiosa, estar na Europa, mas se sentir tão próximo do Brasil.
Se você é daqueles que só querem ir pra lugares realmente típicos e pitorescos, realmente esse restaurante não é pra você. Agora… a comida é portuguesa por excelência!
Provamos uns bolinhos de bacalhau de entrada que estavam sensacionais. Depois deles nossa expectativa sobre o prato principal que acabávamos de pedir estava altíssima.
Pedimos bacalhau, claro! Veio um prato enorme que daria pra 3 Pacellis esfomeados e era só pra mim e pra Nicole.
Sabe as expectativas altas? Pois, como diziam nossos anfitriões, foram covardemente superadas. Que jantar.

Infelizmente fomos durante a noite e já estava muito escuro, mas o restaurante fica na beira do mar. Logo depois de terminarmos de comer (confesso envergonhado que não consegui comer tudo) fomos dar uma voltinha pela beira-mar antes de voltarmos.
Obrigado, Pedro, por nos levar ao restaurante. Segue o site com o endereço, pra quem tiver com desejo de um bom bacalhau também.
Fish Fixe
Foi nesse restaurante de frente para o Rio Douro e logo no pé da ponte Luís I que eu descobri uma característica dos portugueses.
https://www.instagram.com/p/-E-mxjsR4P/
Eles são sádicos!
Sério, enquanto você sofre, eles riem e se regozijam. Eles te empanturram de comida e a comida é tão irresistível que você não consegue parar de comer.
O restaurante Fish Fixe foi uma das melhores experiências culinárias que já tive (e eu já comi muito por aí). Tudo, desde os presuntos, tripas até os frutos do mar, tudo com muita qualidade e muito saboroso.
Os garçons muito atenciosos e seu Granja, o dono do restaurante, uma simpatia, acessível e conversando com todo mundo. E no dia que fomos lá estava bem cheio.
Sabe aquela viagem, aquela tarde num bom restaurante, clima ameno, vinho e uma vista fantástica? Aquela tarde que vale uma viagem? Pois!

Vocês vão ter que me desculpar, mas eu tava tão concentrado em comer que não tirei fotos das comidas – podem confiar que são deliciosas.
Mas se você é do tipo São Tomé e tem que ver pra crer, dá uma olhada nos posts nos blogs O Porto Encanta e Brasileiros Mundo Afora. Lá na página do Fish Fixe no Facebook também tem várias fotos legais.
Dama Pé de Cabra
Tá aí um bom lugar pra tomar um café da manhã no Porto de um jeito bem português.
Tudo que é servido nas opções do café da manhã vem de produtores locais, o que faz toda a diferença pra quem pretende conhecer um pouco mais do lugar também através da culinária.
As broas, pães e as geleias que eles servem são fantásticos.
Se der, tome o café da manhã lá e fique do lado de fora. Na frente fica o Jardim de S. Lázaro, onde senhores e senhoras tomam um sol e caminham todo dia. Dá pra sentir bastante o modo de vida dos moradores.
Além disso, você será muito bem atendido por Seu Álvaro, que, em conjunto com Dona Luísa, a esposa dele, é o dono do Dama Pé de Cabra.

São pessoas muito abertas e, como todo bom português, gostam de conversar. Com certeza estarão bem dispostos a dar dicas e contar sobre a cidade.
Se for lá, não deixe de provar os docinhos que a Luísa faz; são muito bons. Aqui a página deles.
Flor dos Congregados
Esse restaurante tivemos o privilégio de conhecer com o André, do Taste Porto Food Tours.

Fica numa ruazinha super escondida e tem uma atmosfera muito intimista. Comemos o melhor sanduíche de nossas vidas! Sem exagero.

A carne é cozida por cerca de 12 horas e o pão é de uma receita local, muito especial. Seria daqueles “verdadeiros achados”. Mas eu não achei nada, me levaram lá.
Aqui a página deles. E se quiser ser levado lá, como nós fomos, é só fazer o tour gastronômico que vale muito a pena!
Hospedagem
Centenary Fontainhas Apartments
Chegamos na cidade do Porto já tarde da noite. Apesar do horário, fomos recebidos no Centenary Apartments, na Rua das Fontainhas, com toda a simpatia pelo dono, Pedro. Conversamos bastante, ele nos mostrou tudo com bastante atenção.
https://www.instagram.com/p/99189sMR6r/
Ainda ganhamos um potinho de geléia caseira (compota) de abóbora com pinhão e vidrinhos de azeite e balsâmico.

Ele foi realmente atencioso e já foi causando uma boa impressão da cidade e dos Portuenses e chegou a nos dar o cartão pessoal dele, pondo-se à disposição por todo o tempo.
O quarto é todo novinho, recém reformado, espaçoso, teto alto. Não tem do que reclamar, de verdade. As cozinhas dos apartamentos são muito bem equipadas. Dá tranquilamente pra morar neles.
Ainda tínhamos uma varandinha, onde tomamos um chá, disponível na cozinha do apartamento, no brando frio de novembro no Porto.

Nos nossos últimos 4 dias no Porto, nós também ficamos lá no Centenary Fontainhas Apartments. Faça questão de conhecer o Pedro, ele tem várias dicas sobre a cidade e sobre os arredores e é muito solícito. Tanto ele quanto a família viraram nossos amigos.
Além disso, os apartamentos ficam bem localizados, a menos de 10 minutos a pé dos principais pontos da cidade. Talvez dê 15 minutos se você andar muito, muito devagar, como Nicole.
Falando sério, os apartamentos são novos, estilosos, limpíssimos e bem localizados. Quer mais o quê?
Ah! E se você quiser ficar hospedado por lá e disser que foi indicação nossa ganha 10% de desconto!!! Reserva já aqui com o Pedro.
Vitória & Flores Village
Logo depois do Encontro, fomos hospedados no Vitória & Flores Village.
Esse Hotel fica numa das melhores ruas da Cidade do Porto, a Rua das Flores (Rita tem um post ótimo sobre a rua).
Mais uma vez fomos muito bem recepcionados com uma tacinha de vinho e acompanhados até o quarto. Quarto não, apartamento, já que é era um duplex (!) com cozinha, quarto, banheiro, sala, varanda…

Do nosso quarto tínhamos vista para o jardim e para várias torres da cidade, escutávamos som relaxante das fontes e dos sinos das igrejas, maravilhoso.

E se você não quiser ser “incomodado” por esses sons, é só fechar a porta/janela.
E eles têm, além de um spa, um terraço com um sofá confortável na parte mais alta do hotel. A vista é sensacional. Conversamos por horas lá com outros amigos blogueiros (dos resultados de um EEBB, né).
O Vitória & Flores Village é sensacional, não podia ser mais bem localizado, parece um oásis no centro da cidade. Sério, não vou conseguir expressar em palavras a grandeza do local.
Garanta esse local reservando com antecedência – segue aqui o nosso link no Booking (convenhamos, média 9.3 no Booking não é pra qualquer um).
Sheraton Porto Hotel & Spa
Durante os dias do II EEBB tivemos a honra de nos hospedar no Sheraton.
https://www.instagram.com/p/-D4RydMR_P/
E o Sheraton… bem, é um hotel 5 estrelas e com todos os mimos que você poderia pensar em pedir. E olhe que nem deu para irmos no spa. Os que foram recomendam insistentemente até hoje.
A Rita tem um post contando a experiência dela lá no hotel, no spa e no restaurante do Sheraton.
Os quartos são luxuosíssimos, com uma cama que te abraça e uma banheira quase tão grande quanto.

Claro que isso tudo é maravilhoso, mas o que é mais legal ainda é a simpatia com a qual os funcionários do Sheraton nos receberam.
Eles nos recepcionaram com toda a atenção e fizeram questão de sentar à nossa mesa no dia seguinte para tomar café da manhã conosco. Deram um show.
Reserva a sua estadia no Sheraton aqui pelo Booking.
Locais que vale a pena conhecer
Porto de Baião
É uma loja belíssima na melhor rua da cidade, a Rua das Flores, que foi revitalizada há pouco tempo.
A idéia dessa loja é o seguinte: ela é fruto da união de vários pequenos produtores da região de Baião, que queriam mostrar seus produtos na cidade do Porto.


É um excelente lugar pra comprar vinhos de características únicas, frutas, verduras, artesanato, geléia, etc. Como com certeza quem vai no Porto, vai na Rua das Flores, sugiro passar lá na loja Porto de Baião (site).
Ah, Carol relatou a visita lá no blog Carta Sem Portador e Rita também lá nO Porto Encanta, confere por lá.
Oliva&Co
É uma loja especializada em azeites. E o mais legal é que eles oferecem prova.

Durante a prova você aprende bastante sobre azeites, diferença entre os verdes e os maduros, sobre os aromas, etc.
E depois das provas você ainda tem uma série de pratos feitos com azeite e azeitona para experimentar, além de chás de folhas das oliveiras. Vale a pena passar lá pra experimentar tudo isso e aprender bastante.
Site da Oliva&Co. Dá uma olhada também nos relatos lá no blog Carta sem portador e nO Porto Encanta.
EI! Você curtiu o post com as nossas experiências no Porto e quer saber mais sobre o II EEBB? Fica de olho nos demais participantes que tá saindo muita coisa legal.
Lista dos blogs participantes do II EEBB
Copiei a lista do Ducs, que copiou da Renata (clica aí e confere os relatos deles sobre o II EEBB…)
Organizadora
O Porto Encanta – Rita Branco
Palestrantes
Viaje Comigo – Susana Ribeiro | Creativelena – Elena Paschinger | Ducs Amsterdam – Daniel Duclos | Aprendiz de Viajante – Heloísa Righetto | Sol de Barcelona – Cristina Rosa | Pinstagram Guy – Ivo Madaleno
Blogs Participantes
Agenda Berlim | Almost Locals | Barcelona Emociona | Brasileiros Mundo Afora | Brazuka | By Savanna Home & Kids handmade | Cantinho da Irina | Carta sem Portador | Catálogo de Viagens | Chicken or Pasta | Cultuga | De Café por Barcelona | Direto de Paris | Esto es Madrid, Madrid | Eu Ando pelo Mundo | Euro Dicas | Ká entre Nós | Milão nas Mãos | No Mundo da Paula | O Mundo que eu vi | Roma pra Você | Rumo a Madrid | That Good Trip | Travel with Pedro | Trend Tips | Viajar pela Europa | Vivi em Madrid
Lista dos apoiadores e patrocinadores do II EEBB
Muitos foram os que acreditaram no nosso trabalho e nos ofereceram apoio para a realização do Encontro, a todos fica o nosso sincero agradecimento:
Associação do Turismo do Porto | Sheraton Porto | Crowne Plaza Porto | Porto Palácio | Restaurante Os Lusíadas | Casa da Música | Restaurante Fish Fixe |Fundação de Serralves | Douro Azul | Fold N’Visit | Alfândega do Porto | Caves Taylor’s | Restaurante Barão Fladgate | Restaurante NH Collection Porto Batalha | The Bird Casa de Chá
Taste Porto Food Tours | Oliva & Co | Porto de Baião | Topázio e Museu da Misericórdia no Porto | Tascö | Flores Villagge Hotel & Spa | Hotel Dom Henrique | Centenary Fontainhas Apartments | Busílis da Comunicação | Mané Sousa Cerâmica | Livraria Lello | The Yeatman Hotel
Gostou das dicas? Esse post deu um trabalhão, compartilha com os amigos e comenta por aqui! 😀
Temos também dicas do que fazer numa conexão longa em Lisboa, vem conferir!
Você tá vindo pra Berlim?
Então entra em contato para conhecer Berlim com a gente!
Berlim, por quem mora e é apaixonado pela cidade.
Parabéns! Que post massa, queridos!
Fiquei com ainda mais vontade de voltar pro Porto!
Obrigada, Carol!! Temos que marcar um retorno! hahah
Beijoss
[…] Sim, o #IIEEBB foi no Porto e a cidade nos recepcionou divinamente. Escrevemos posts aqui e aqui. […]