É grande a repercussão dos refugiados aqui em Berlim. Já se fala até da maior onda migratória desde a Segunda Guerra. A Alemanha hoje é um dos países que mais bem recebem esses refugiados e a preferência dessas pessoas pelo país é notável.
Sem entrar no polêmico tópico sobre os alemães terem sido os causadores da guerra, fato é que de 8 a 12 milhões de alemães, ou simplesmente germanófonos, foram expulsos de países do leste europeu. No final da Segunda Guerra, cerca de 500 mil deles foram morrendo no caminho.


Mesmo com o país destruído, a Alemanha recebeu aqueles que chegavam. E nem todos esses refugiados “alemães” foram para a Alemanha, muitos se espalharam pelo mundo, indo, inclusive, para o Brasil.
Ainda bem antes disso, as ondas migratórias de alemães para as Américas foram gigantescas. Nos EUA começaram ainda na primeira metade do século XIX. Eram refugiados alemães em busca de melhores condições de vida.
Já em 1870 viviam 40 milhões de pessoas nos EUA, dentre eles 6 milhões de alemães. A Alemanha era o pobre país das batatas, com frequentes más colheitas. Só a partir do início do século XX é que a coisa começa a se inverter, e a Alemanha recebe mais pessoas de outros países do que perde.
Num caso ainda bem mais recente do que a Segunda Guerra, 5 milhões de alemães fugiram da antiga Alemanha Oriental e se refugiaram na Ocidental. Isso principalmente no intervalo entre 1949 e 1961, quando o Muro de Berlim foi construído.

O histórico do país com migrações por diversos motivos é vasto e antigo. Isso não significa que dessa vez também não será um desafio. Esperamos que esses refugiados sejam muito bem tratados, integrem-se e também saibam reconhecer os esforços do país acolhedor.
Fontes:
Livro “Alemanha, 1945″ de Richard Bessel, link na Amazon.
Reportagem especial “Massenauswanderung” no jornal alemão Die Zeit.
Se você gostou desse post, dá uma olhada também:
Berlim, 1945: a paz não começa com o fim da guerra (parte 1)
Berlim, 1945: a paz não começa com o fim da guerra (parte 2)
20 anos da queda do muro: um momento de reflexão
e outros posts na nossa tag história
Olá !
Tenho planos de visitar a Alemanha no primeiro semestre do próximo ano e seguir para Praga,Viena e Budapeste. Gostaria de saber se o controle nas fronteiras está prejudicando ou se vocês acreditam que possa dificultar uma viagem de férias… Sabem me dizer se está muito demorado ?
Desde já, agradeço pela atenção e por qualquer informação a respeito.
Virgínia
Olá Virgínia, vida normal. Pode vir tranquila!
Abraços